CONHEÇA ALGUNS CASOS DE SUCESSO
DOS SERVIÇOS QUE OFERECEMOS

Casos de Sucesso
CASO #1: Apoiando uma empresa de equipamentos e dispositivos médicos na aceleração do seu crescimento no Brasil
  • A indústria de equipamentos e dispositivos médicos no Brasil estava crescendo rapidamente.
  • Hospitais e clínicas em expansão, profissionalização e consolidação, gerando demanda por níveis de serviço mais elevados e estratégias mais agressivas.
  • O cliente queria definir um plano de crescimento estratégico de 5 anos, visando aumentar o seu faturamento e sua presença no mercado…
  • … e queria uma estratégia de educação profissional como diferenciação no mercado local.
  • Análise de produto e mercado hospitalar – tamanho, crescimento, direcionadores e fatores de sucesso de mercado, bem como a análise e implicações da situação atual do cliente.
  • Benchmark competitivo e posicionamento por grupo de produtos, para identificar pontos fortes e fracos da empresa.
  • Análise do mercado de educação profissional e concorrentes, sugerindo alternativas para a competitividade do cliente.
  • Estrutura para suportar o crescimento – estrutura de reporte, mapeamento de cenários de força de vendas (agressivo e conservador) e reorganização da estrutura de back-office e tecnologias de suporte.
  • Análise do investimento necessário para implementar a estrutura para o crescimento.

Principais resultados

  • Um plano de crescimento com ganhos de aproximadamente 150% no faturamento do cliente ao longo de 5 anos. Este crescimento foi sustentado por:
    • Implementação de estratégia com distribuidores
    • Expansão da gestão de key accounts
    • Estratégia de carteira unificada
    • Entrada em novos segmentos de hospitais através de novos produtos
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CASO #2: Ajudando uma indústria farmacêutica na aceleração do crescimento de seu portfólio de produtos maduros no Brasil
  • O cliente era uma indústria farmacêutica e estava procurando melhorar o seu posicionamento no mercado brasileiro.
  • O objetivo do projeto era traçar uma estratégia de crescimento para o seu portfólio de produtos maduros, considerando diferentes alternativas.
  • Foi necessário identificar e rastrear os possíveis caminhos de crescimento sustentável, a fim de projetar e quantificar as estratégias mais atraentes.
  • Compreender a dinâmica do mercado e suas implicações: tamanho, crescimento, concorrência, programas governamentais, riscos e ameaças.
  • Determinar as estratégias de crescimento orgânico: penetração, portfólio, distribuição regional e parcerias.
  • Desenvolver opções para parar o declínio de categorias de produtos não patenteados (ex. parceria público-privada para a extensão de patente).
  • Definir melhorias operacionais (cobertura da força de vendas e eficácia).
  • Elaborar um plano de crescimento detalhando as oportunidades mais atraentes.
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Principais resultados

  • Elaboração de um plano de crescimento com alternativas estratégicas para aumentar o faturamento total em aproximadamente 115% ao longo de 5 anos. Este crescimento contemplou 2 pilares:
    • Melhorias operacionais: maior investimento em marketing, cobertura da força de vendas e rotas de eficiência
    • Desenvolvimento de negócios: licenciamento de marca e novos medicamentos
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CASO #3: Apoiando uma empresa farmacêutica nacional na construção de sua política comercial para os produtos de alto custo
  • O cliente é uma empresa farmacêutica brasileira, operando nos segmentos de varejo, hospitalar e governo
  • A empresa cresceu em ritmo acelerado ao longo dos anos, mas sentia falta de uma política comercial consolidada para os produtos de alto custo…
  • … e queria também um melhor entendimento de sua cadeia comercial (envolvendo distribuidores/canais e compradores), a fim de reavaliar a sua estratégia comercial
  • Realização de entrevistas internas para compreender a estratégia atual da empresa, sua visão de futuro, perspectivas de crescimento, vantagens percebidas, canais, políticas comerciais atuais e oportunidades de desenvolvimento.
  • Realização de entrevistas externas (incluindo hospitais de referência, clínicas e distribuidores/ canais) para avaliar perspectivas sobre produtos e serviços da empresa e da concorrência.
  • Desenvolvimento de uma estrutura e estratégia comercial abrangente para os produtos de alto custo, com o objetivo de formalizar e orientar todos os processos comerciais (ex. procedimentos da força de vendas, critérios para negociações de desconto, padrões de entrega, entre outros).
  • Alinhamento entre diretrizes operacionais e estratégicas, cobrindo a equipe comercial e suas áreas correlatas (tais como business intelligence, marketing e acesso a mercado).
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Principais resultados

  • Entendimento aprofundado da empresa e do seu mercado de produtos de alto custo.
  • Framework comercial (estratégico e estrutural) adaptado às necessidades específicas da empresa, em linha com o contexto e estratégia do negócio.
  • Alinhamento interno do framework implementado com as áreas funcionais envolvidas, de modo a garantir a funcionalidade e eficiência das novas diretrizes implementadas.
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CASO #4: Apoiando uma empresa de cervejas e refrigerantes em um programa de excelência comercial e operacional
  • Concorrentes com marcas estabelecidas, porém com contexto competitivo bem distinto dependendo da categoria de produto e região.
  • Consumidores finais cada vez mais exigentes em decorrência do maior poder aquisitivo, buscando inovações e produtos de maior valor agregado.
  • Maior rigor da lei seca estimulando os consumidores a comprar bebidas alcoólicas para consumo futuro.
  • O cliente buscava excelência comercial, com o objetivo de aumentar sua participação de mercado de forma eficiente e rentável em todas as suas categorias de produtos.
  • Condução de pesquisa junto a aprox. 1.000 clientes, em diferentes canais e regiões, para entender o perfil, demanda e o ambiente competitivo local (diagnóstico).
  • Segmentação de clientes, considerando todas as variáveis-chave de diferenciação, para direcionar o modelo comercial para clientes de maior valor.
  • Cálculo do potencial de mercado em cada segmento e avaliação do ambiente competitivo específico (ex.: principais marcas, posicionamento de preço de produtos, nível de sofisticação de consumo).
  • Direcionamento do mix apropriado de produtos para cada segmento e região do país.
  • Revisão dos processos e práticas da equipe comercial, para melhor atender às demandas dos clientes de maior valor.
  • Gestão do custo de atendimento aos diferentes clientes para tomada de decisões de investimento.
  • Revisão dos níveis de serviço aos clientes.
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Principais resultados

  • Redução de 20% no custo de atendimento a clientes com baixo potencial de venda.
  • Aumento de até 3 pontos percentuais na margem bruta com base no portfólio direcionado.
  • Aumento de 10% no tempo disponível para visitação de clientes.
  • Oportunidades para reduzir em até 11% as despesas operacionais através da melhoria da eficiência de vendas.
  • Redução de até 13% no número de veículos de entrega através da revisão do processo de roteirização.
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CASO #5: Apoiando uma empresa de snacks em um programa de excelência comercial e operacional
  • A indústria snacks no Brasil é complexa, alimentada pela crescente consolidação de varejistas e um cenário mais competitivo.
  • O cliente queria lançar um programa de excelência comercial e operacional, para aumentar o volume de vendas, capilaridade e rentabilidade de seus modelos comerciais.
  • Os principais sintomas eram:
  • Baixa rentabilidade dos canais diretos e falta de visibilidade do sell-out
  • Conflito entre canais indiretos e problemas de execução do portfólio
  • Planejamento e controle ineficiente de trade marketing
  • Cadeia de suprimentos inadequada para atender os diferentes tipos de clientes
  • Segmentação de mercado (canais diretos e indiretos) e direcionamento estratégico por segmento.
  • Revisão da estratégia de canais e proposta de um novo modelo de vendas e distribuição para diferentes segmentos e regiões.
  • Priorização do portfólio por segmento, canal e região.
  • Revisão das práticas e investimentos em merchandising e trade marketing por segmento e região.
  • Revisão da política comercial por segmento, canal e região.
  • Construção de um modelo de custo de servir, para monitorar a rentabilidade dos novos modelos de vendas e distribuição de cada cliente.
  • Avaliação do impacto nos processos, tecnologia e organização.
  • Alinhamento das atividades da cadeia de suprimentos – revisão do Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) e racionalização dos SKUs.
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Principais resultados

  • Crescimento de aproximadamente 11 pontos percentuais da receita líquida anual do canal indireto no Sudeste…
  • … devido à implementação de um plano de desenvolvimento em 35 distribuidores selecionados.
  • Crescimento de aproximadamente 12 pontos percentuais na receita líquida anual do canal direto no Sudeste e um aumento de 3 pontos percentuais na margem EBITDA. Principais fatores:
  • Revisão da base de clientes (entre força de vendas direta e distribuidores)
  • Revisão dos critérios de comissão para os agentes comerciais
  • Cerca de 32% do total de SKUs foram descontinuados
  • Redução de aproximadamente 12 pontos percentuais no desvio S&OP
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CASO #6: Apoiando uma empresa de bebidas carbonatadas em um programa de excelência comercial e operacional
  • A empresa buscava recuperar a liderança no setor de bebidas de uma forma rentável.
  • Ambiente competitivo e complexo – competidores nacionais e regionais.
  • Falta de conhecimento sobre os diferentes clientes/canais (ex.: características, necessidades e comportamentos).
  • Aumento do portfólio de produtos (novos produtos e categorias) sem priorização adequada por canal e região.
  • A força de vendas tinha dificuldade em trabalhar um portfólio de produtos mais amplo.
  • Análise de gaps entre o modelo de negócios da empresa, competidores e necessidades do mercado.
  • Segmentação do mercado de interesse (canal direto), com base no perfil das compras e vendas.
  • Revisão dos modelos de atendimento por região e segmentos, considerando a introdução de um modelo especializado em cervejas e um modelo baseado em uso de um call-center para pequenos clientes.
  • Priorização do portfólio por segmento, canal e região.
  • Revisão das práticas de trade marketing e ações de merchandising e alinhamento dos investimentos por segmento e região.
  • Revisão do nível de serviço para a distribuição em cada segmento.
  • Construção de um modelo de custo de servir para monitorar a rentabilidade individual dos clientes e medir o impacto dos níveis de serviço no custo do atendimento.
  • Avaliação de impactos nos processos, tecnologia e organização para suportar a implantação.
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Principais resultados

  • Crescimento de aproximadamente 30% em receita líquida anual no segmento de baixo potencial.
  • Implementação de um novo modelo de vendas utilizando call center ativo e visitas bissemanais pelo vendedor.
  • Crescimento de aproximadamente 60% em vendas de cerveja nos clientes do segmento cervejeiro.
  • Diminuição de aproximadamente 15% em custos de frete ao redesenhar o modelo de entrega (ex: utilizando dias específicos e regiões para entrega).
  • Melhoria do nível de serviço provido pela empresa.
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CASO #7: Estratégia de entrada no mercado brasileiro para uma empresa internacional de produtos de linha branca
  • O cliente é uma empresa multinacional de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que não estava presente no Brasil.
  • Ele queria avaliar o mercado brasileiro, considerando 5 categorias de produtos-chave de interesse: máquina de lavar, geladeira, fogão, ar-condicionado e televisão.
  • O cliente queria conhecer a atratividade do mercado brasileiro e saber qual seria a estratégia mais adequada de entrada (ex. Greenfield, Joint-Venture ou aquisição de um fabricante existente).
  • Identificar o crescimento histórico e esperado, a taxa de penetração, os principais direcionadores, o ambiente competitivo e os fatores de compra dos clientes para cada categoria de interesse.
  • Analisar a atratividade dos principais segmentos de produto dentro de cada categoria de interesse (ex. geladeiras frost free e porta dupla).
  • Analisar a dinâmica da cadeia de valor, considerando pressões e oportunidades dos vendedores e fornecedores.
  • Analisar a capacidade de inovação dos concorrentes atuais e o potencial de posicionamento de nosso cliente no mercado.
  • Detalhar possíveis estratégias de entrada e uma estimativa de investimento (considerando as implicações fiscais potenciais).

Principais resultados

  • Plano de avaliação de mercado para cada categoria de interesse, permitindo ao cliente identificar os produtos com maior potencial no mercado local.
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CASO #8: Estudo de expansão internacional no mercado de produtos hospitalares descartáveis
  • O cliente era uma empresa brasileira de produtos hospitalares descartáveis que estava interessada em expandir o seu negócio entrando em dois países da América Latina.
  • O objetivo do projeto foi avaliar a atratividade dos mercados de interesse e identificar oportunidades para os produtos do cliente.
  • Fornecemos uma visão geral de indicadores macroeconômicos e de saúde nos países de interesse.
  • Pesquisamos sobre o sistema de saúde e a cadeia de valor de produtos hospitalares descartáveis nos países de interesse.
  • Desenvolvemos uma avaliação de mercado nos países de interesse, incluindo dimensionamento de mercado e drivers de crescimento para produtos hospitalares descartáveis.
  • Conduzimos entrevistas com players locais e potenciais clientes, a fim de entender os fatores de sucesso e a cadeia de valor.
  • Mapeamos os principais players por segmento.
  • Analisamos regulamentações, licenças e impostos para o estabelecimento de operações
  • Mapeamos riscos e barreiras potenciais.
  • Desenvolvemos um plano de entrada nos países de interesse.

Principais resultados

  • Compreensão da estrutura do setor de saúde e as principais oportunidades para os produtos do cliente nos países de interesse.
  • Identificação de oportunidades para capturar valor na cadeia, considerando-se os principais fatores de sucesso levantados.
  • Identificação de riscos e barreiras para as operações do cliente em relação a impostos e regulamentações.
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CASO #9: Condução de um due diligence operacional para suportar a aquisição de uma empresa no ramo de nutrição animal
  • O cliente era uma empresa global de nutrição animal que buscava expansão no Brasil através de uma aquisição.
  • O escopo do projeto foi uma Due Diligence Operacional para suportar a aquisição de um grande player do mercado brasileiro…
  • … com uma análise detalhada do fornecimento, produção e distribuição de produtos, buscando riscos, gargalos e oportunidades, bem como as principais informações necessárias para confirmar sinergias esperadas.
  • Análise da estrutura da organização; estratégia de suprimentos; processos de produção; distribuição de produtos semi e totalmente acabados, incluindo a análise os centros de distribuição.
  • Análise das capacidades de produção para entender como o plano de negócios seria apoiado pelas capacidades operacionais atuais e futuras.
  • Identificação do CAPEX planejado para analisar a necessidade de investimentos para os próximos anos.
  • Avaliação do desempenho operacional para identificar possíveis oportunidades, gargalos e riscos.

Principais resultados

  • Transação melhor embasada na compreensão dos riscos operacionais, gargalos e oportunidades.
  • Identificação dos principais aspectos para preparar a integração operacional após a aquisição.
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CASO #10: Apoio no carve-out de um negócio de fertilizantes que foi vendido para uma empresa estrangeira
  • O cliente é uma grande comercializadora e processadora de commodities.
  • Decidiu vender o seu negócio de fertilizantes para um grupo estrangeiro, mas estava com dificuldade para executar todas as atividades de carve-out, o que poderia prejudicar a transação.
  • O foco do projeto foi estruturar e conduzir todas as atividades de carve-out dentro do cronograma estabelecido para a transação.
  • Análise detalhada de todos os compromissos estabelecidos na transação.
  • Definição de um plano detalhado de carve-out, envolvendo 13 áreas funcionais da empresa.
  • Avaliação da conformidade dos requisitos ambientais.
  • Avaliação de oportunidades fiscais para minimizar a tributação.
  • Construção e monitoramento de uma matriz de risco para a execução do plano de carve-out.
  • Avaliação e organização dos serviços de pós-transação que deveriam ser providos ao comprador por um determinado período.
  • Condução do plano de carve-out em conjunto com todas as áreas funcionais e com o comprador, para garantir o sucesso da transação.

Principais resultados

  • Visibilidade dos principais riscos pelos executivos do cliente.
  • Identificação e solução rápida de riscos encontrados.
  • Suporte às negociações referentes a possíveis ajustes de preço.
  • Sucesso da transação respeitando o cronograma estabelecido.
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CASO #11: Elaboração do modelo de precificação de uma health tech que atua como consultoria de benefícios fazendo a gestão de planos de saúde dos seus clientes
  • O cliente é uma health tech que atua como consultoria de benefícios, utilizando tecnologia e inteligência para gerenciar os planos de saúde dos seus clientes
  • A empresa estava em processo acelerado de crescimento e queria estruturar uma ferramenta de precificação assertiva para suportar suas decisões comerciais.
  • Esta ferramenta deveria detalhar seus custos de atendimento e prestação de serviços (custo de servir), medindo a rentabilidade de cada cliente
  • Detalhar a estrutura atual de custos dos serviços prestados
  • Detalhar os custos associados e definir critérios de rateio, para alocar corretamente os componentes de custos de cada serviço
  • Construir uma estrutura de custo de servir para cada serviço ofertado
  • Construir um modelo de precificação a custo para os serviços ofertados
  • Concluir o modelo de precificação em ferramenta Excel

Principais resultados

  • Modelo de precificação de todos os serviços ofertados pelo cliente, ancorado em uma estrutura completa de custo de servir e com total visibilidade da rentabilidade individual de cada cliente.
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CASO #12: Apoiando uma rede de laboratórios de medicina diagnóstica na transformação digital do seu processo de faturamento de contas médicas
  • O cliente era uma rede de laboratórios de medicina diagnóstica com presença em vários estados do país.
  • Apesar da tecnologia de ponta envolvida na execução dos exames, o processo de faturamento ainda era totalmente baseado em papéis, impressões de documentos e armazenamento de caixas e atividades manuais…
  • …gerando perdas, morosidade, erros e custos operacionais para o cliente e as fontes pagadoras
  • O objetivo do projeto era criar um modelo digital de faturamento que reduzisse custos operacionais e agilizasse o tempo de processamento.
  • Desenvolvimento de uma solução digital para eliminar papel, impressões e caixas e consequentemente reduzir custos operacionais.
  • A solução desenvolvida integrou as unidades do cliente com as fontes pagadoras, reduzindo as atividades manuais e erros e agilizando o processamento das contas.
  • Houve mudança do processo interno de faturamento e treinamento da equipe do cliente nas novas atividades necessárias no processo digital.
  • Negociação com as fontes pagadoras para converter o processo em papel em digital.
  • A solução foi amplamente testada em algumas poucas unidades, antes de ser expandida para as demais unidades do cliente.

Principais resultados

  • O cliente conseguiu reduzir o tempo de processamento das contas e os seus custos operacionais, além de reduzir a taxa de erros no processamento das contas.
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